Fortaleza Paratodos Inventário da arquitetura de Fortaleza é um projeto de extensão universitária do curso de arquitetura e urbanismo vinculado à UNIP/FAECE, que teve início em setembro de 2023, sob a orientação e coordenação da arquiteta e urbanista Tinally Carneiro. A equipe é formada pelos bolsistas Rodrigo Melo, Gabriel Fiorini e Cristovam Melo.
Projeto de extensão universitária é uma ferramenta cuja finalidade é aplicar o conhecimento através de ações afim de ajudar a sociedade a resolver problemas reais, bem como fomentar o meio acadêmico.
Assim como o ensino e a pesquisa, a extensão contribui para a transformação social e na construção de uma sociedade mais junta e igualitária. Nosso projeto, FPT, está estruturado da seguinte forma:
Ao longo dos anos, a cidade Fortaleza vem perdendo suas características materiais, sociais, histórias e culturais, em detrimento de um crescimento desordenado da cidade que desconsidera seu contexto de patrimônio histórico-cultural. Tal postura reflete na história da cidade e, portanto, na memória de seus moradores, trazendo algumas questões como: a falta de pertencimento local, a perda da identidade, o descaso com a pré-existência e a escassa herança cultural deixada para futuras gerações.
Tratamos como objetivos do Projeto de Extensão em questão no âmbito geral:
Aproximar tanto a comunidade acadêmica, como a sociedade civil da relevância histórico-cultural da Arquitetura de Fortaleza para a formação da identidade local.
Quanto aos objetivos específicos, podemos classifica-los da seguinte forma:
Catalogar, mapear e sistematizar o patrimônio cultural de Fortaleza quanto ao seu viés arquitetônico;
Produzir, a partir da pesquisa, vivência e registros, material didático necessário sobre os prédios levantados durante o projeto para disponibilidade em bibliotecas e meios virtuais;
Construir uma página em meio digital em formato de blog com intuito de tornar mais acessível o material produzido durante o projeto de extensão.
A escolha do Projeto de Extensão Inventário da Arquitetura de Fortaleza, justifica-se como forma de possibilitar aos alunos envolvidos e à comunidade acadêmica em aprender sobre a produção arquitetônica de Fortaleza, resgatando a herança cultural da cidade, portanto, sua identidade, sua memória. Diante da mobilização dos discentes, o passo seguinte reconhece a importância de mostrar à própria sociedade fortalezense sua arquitetura, por vezes esquecida, descaracterizada, apagada com a pátina do tempo.
Empregaremos como metodologia para execução do projeto a visita de campo à imóveis de relevância arquitetônica consolidada como também possíveis exemplares identificados pelo projeto de extensão; o estudo sistematizado de bibliografias de referência sobre patrimônio cultural e temas correlatos; o registro fotográfico da arquitetura existente; a escrita etnográfica sobre modo como as pessoas da cidade de Fortaleza se relacionam com a arquitetura da cidade, uma vez que entendemos que o patrimônio material não se dissocia da sua dimensão imaterial; a produção sistemática de levantamentos arquitetônicos, mapeamentos e catalogação dos exemplares arquitetônicos de estudo.